Nesta sexta-feira (23), a campanha Faça Bonito de Tupã abordará como o crime ocorrido em 18 de maio de 1973 deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O caso da menina Araceli, de apenas 8 anos, tornou-se um símbolo da violação dos direitos da criança e do adolescente. A vítima foi sequestrada, violentada, e assassinada em Vitória (ES), e mesmo após grande repercussão nacional, os agressores dela saíram impunes.
“Este fato ocorreu há quase 50 anos e infelizmente situações absurdas como essa ainda se repetem. Precisamos mudar essa realidade, por isso, abrace essa causa, entre nessa luta, e juntos vamos tornar Tupã um lar mais seguro para as nossas crianças”, destacou o conselheiro tutelar, Lucas da Rocha.
O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, sendo uma conquista da luta pelos Direitos Humanos no Brasil e já é adotada por inúmeros municípios.
O segundo vídeo da campanha de 2021 foi divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Tupã e está disponível no site tupa.sp.gov.br/facabonito, na aba Galeria de Vídeos.
Este ano, em razão da pandemia, foi necessário adaptar as ações de conscientização social a fim de assegurar a segurança das vítimas que podem estar convivendo com seus abusadores e sem a oportunidade de serem vistas e ouvidas.
Por isso, a página da campanha no site oficial da prefeitura também foi criada para ampliar os canais de denúncia de casos de violação de direitos das crianças e dos adolescentes.
Comments