top of page
Buscar
  • Assessoria de Imprensa

Faça Bonito apresenta história infantil como metáfora sobre o abuso e exploração sexual

A Campanha Faça Bonito de Tupã continua. Nesta semana, o Conselho Tutelar e o CRAS Sul fizeram uma contação de história baseada no livro “O Segredo da Tartanina”. A obra criada por três psicólogas propicia uma abordagem lúdica e interativa para adultos conversarem com crianças sobre agressão e exploração sexual.


Na fábula, Tartanina é uma tartaruga-marinha que sofre abusos por parte do pai de um dos amigos dela. Durante toda a narrativa, a personagem carrega um baú que aumenta de tamanho a cada dia. Este tesouro escondido faz uma analogia ao segredo que as vítimas têm que guardar e que modificam seus comportamentos.



“Falar sobre o abuso e a exploração sexual com crianças não é nada fácil, por isso o livro traz o conto de uma forma mais leve, atrativa e com uma abordagem estratégica para auxiliar nesse desafio”, declarou a conselheira tutelar, Leda Morcelli Pelim.


Leda completou que romper com o segredo é um processo muito delicado. Considerando que, na maioria das vezes, o agressor é uma pessoa próxima e que possui vínculos afetivos com a família. Essa proximidade intensifica situações de ameaça, ofertas de presentes e outras coações que silenciam as vítimas.


A confecção do cenário, dos personagens usados na gravação do teatro, e a narração da história foram feitas pelas integrantes do CRAS Sul e do Conselho Tutelar: Giovana Truzzi, Patrícia Gandolfi, Laila Suiama, Fabianne Gonçalves, Luciana de Andrade, Andreia Paulino, Valeria Mutti e da própria Leda.


De acordo com a secretária de Assistência Social, Patrícia Fernandes, as autoras da história recomendam o uso didático e clínico da fábula. “O livro pode ser lido pelos pais, responsáveis, educadores, assistentes sociais ou terapeutas que desejam auxiliar, diagnosticar suspeitas ou desenvolver um trabalho preventivo de uma das piores agressões praticadas contra a infância”, afirmou.


A dramatização com os bonecos de EVA e espuma de “O Segredo da Tartanina” estará disponível a partir de terça-feira (25) nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) da Prefeitura de Tupã, e no site www.tupa.sp.gov.br/facabonito.


A página também serve como canal para denúncias anônimas e para sanar dúvidas sobre o assunto. Além do site, há os números do Disque Direitos Humanos - 100, Conselho Tutelar - (14) 3491-2193, CREAS - (14) 3491-5370, Delegacia de Defesa da Mulher, - (14) 3496-2555 e o Disque Denúncia da Polícia Civil - (14) 3491-6505.

7 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page