top of page
Buscar
tutelar

Prefeitura alerta sobre o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Hoje (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como a data marca uma importante mobilização, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta e conscientiza a população sobre a gravidade da violência sexual na vida das vítimas.


Os dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) mostram que, somente no primeiro trimestre de 2019, foram feitas mais de 42 mil denúncias de abuso e exploração sexual, violências psicológicas e físicas, negligência, maus-tratos, entre outras.


Para garantir os direitos das crianças e adolescentes vítimas de violência em Tupã, o Município conta com uma rede intersetorial, que engloba diversos órgãos, como a Delegacia de Defesa de Mulher, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviços de Saúde e Educação, Defensoria Pública e Ministério Público.

Os jovens ainda recebem atendimento psicológico dos profissionais do Ambulatório de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além dos psicólogos voluntários do projeto “Psicólogos do Bem” que também oferecem assistência às vítimas de violência. As denúncias podem ser feitas através do Conselho Tutelar de Tupã, Disque Direitos Humanos - “Disque 100”, Polícia Civil e Polícia Militar.


A coordenadora do CREAS de Tupã, Jaqueline Fernanda Vieira, destacou que a unidade do CREAS realiza o acompanhamento e orientação às famílias sobre a importância da função protetiva. “A função protetiva tem a finalidade de fortalecer a família e promover o acesso aos direitos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, disse.

A secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Fernandes, explicou que maio é o mês da “Faça Bonito”, uma companha em prol do combate à violência contra crianças e adolescentes. Entretanto, devido à pandemia do novo Coronavírus, as ações de conscientização e orientação serão realizadas on-line, respeitando as recomendações de saúde.


“É importante que a sociedade compreenda a gravidade deste problema e saiba como agir ao se deparar com esse tipo de situação. Por isso, devido ao cenário de pandemia que vivemos hoje, as ações de conscientização sobre os tipos de violência e formas de denúncia destes crimes serão feitas on-line”, comentou.


Já o prefeito Caio Aoqui, ressaltou que é necessário discutir sobre os tipos de violência contra crianças e adolescentes, para que a sociedade compreenda a gravidade do tema. O chefe do Executivo também alertou sobre a importância de a população denunciar qualquer situação de violência.


“É preciso garantir o desenvolvimento da infância de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração. Para isso, é fundamental trazer debates sobre as violações dos direitos dessas vítimas. Convoco a população a conhecer e participar desta luta em defesa das nossas crianças e adolescentes. Juntos somos mais fortes, faça bonito e denuncie situações de violência”, concluiu.



3 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page