top of page

Para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a principal estratégia é a prevenção. Abordar o problema, informando, da maneira correta, as crianças e os adolescentes é uma forma de ajudar a protegê-los. A responsabilidade com a proteção e cuidado de crianças e adolescentes vai além dos dispositivos legais e assume uma dimensão ética, política e social. E a família, o estado e a sociedade civil devem comprometer-se com a defesa e a proteção dos direitos previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O olhar atento de todos na proteção da criança e do adolescente deve acontecer a todo momento e, principalmente, em tempos de pandemia e de isolamento social, pois ainda que distantes, eles não estão sozinhos.

Vídeos: Vídeo

O segredo da Tartanina

O Conselho Tutelar e o CRAS Sul de Tupã fizeram uma contação de história baseada no livro “O Segredo da Tartanina”. Na fábula, Tartanina é uma tartaruga-marinha que sofre abusos por parte do pai de um dos amigos dela. Durante toda a narrativa, a personagem carrega um baú que aumenta de tamanho a cada dia. Este tesouro escondido faz uma analogia ao segredo que as vítimas têm que guardar e que modificam seus comportamentos.

Vídeos: Vídeo

A rede de proteção e apoio aos direitos de crianças e adolescentes

Abuso sexual infantil é crime e deve ser denunciado. Fique atento aos sinais como marcas físicas, mudanças de comportamento, alteração de humor, sem justificativa. Converse, ouça, e ensine que crianças não devem ter segredos. Além de denunciar pelo Disque 100, você também pode entrar em contato com um dos nossos conselhos tutelares pelo site tupa.sp.gov.br/facabonito, e contar com o apoio do CREAS, da DDM e da Semas.

Vídeos: Vídeo

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e Adolescentes

Para marcar o dia 18 de Maio, o Faça Bonito deste ano apresenta os princípios da campanha na voz de jovens tupãenses. Crianças e adolescentes destacaram a importância de tornar o combate à violência sexual prioridade em nosso país. Pois, para assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes, toda comunidade deve ajudar, proteger, acolher, falar, denunciar, confiar, e defender as vítimas.

Vídeos: Vídeo

O TRABALHO DO CREAS EM PROL DAS FAMÍLIAS

Ao contrário do que imaginamos, a exploração e o abuso sexual ainda é um mal que atinge muitas crianças brasileiras. Precisamos combater este tipo de violência e assegurar a toda criança e adolescente o direito à segurança.
O CREAS é a unidade que trabalha com famílias e indivíduos vítimas da violação de direitos. O trabalho articulado com a rede de proteção à criança e ao adolescente reestabelecendo a estrutura familiar, a recuperação e o desenvolvimento saudável das vítimas.

Vídeos: Vídeo

Carinho de Verdade

Músicos de Tupã gravaram uma música especial para alertar sobre os riscos do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A canção “Carinho de Verdade” foi interpretada por Daniele Paixão, Nayara Andriani, Rafael Chagas Viviano, Thaís Fonseca e Victor Breno, com suporte técnico da Rafa Music Studio Produções.

A letra apresenta como as vítimas sentem-se sozinhas, e destaca a vigilância da sociedade como ferramenta para identificar situações de crime, denunciar, auxiliar as vítimas na superação dos traumas e alcançar a punição para os agressores. 

Ver menos

Vídeos: Vídeo

 Pandemia exige atenção redobrada pois vítimas estão mais isoladas

A psicóloga Jurídica do Fórum de Tupã-SP, Ana Maria Lahoz, apresenta como a pandemia agravou os riscos de abuso e exploração sexual para crianças e adolescentes.
Todos os anos a campanha Faça Boniro tem como objetivo sensibilizar, orientar e educar para o combate à violência sexual.

Vídeos: Vídeo

O apoio psicológico para recuperação de vítimas de abuso

O abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes é um problema seríssimo que pode deixar marcas por toda a vida. Desde o início, as vítimas apresentam sinais como desconforto, choro, carência excessiva, e oscilações de humor repentinas. Se atente aos sinais, não hesite e denuncie! Procure o Conselho Tutelar, pois o órgão dispõe de profissionais capacitados para lidar com os casos. As vítimas receberão apoio, acompanhamento psicológico, e de reestruturação dos lares, a fim de proporcionar um local mais seguro para os menores crescerem e se desenvolverem.

Vídeos: Vídeo

O que caracteriza abuso e exploração sexual?

A violência sexual é um tema complexo, ainda mais por ser pouco discutido pela sociedade. Por isso, um dos objetivos da Campanha Faça bonito é proporcionar a mobilização social para o tema.
A violência sexual é uma das piores formas de violência para crianças e adolescentes. E a denúncia para estes casos deve ser feita para que o caso seja investigado e o abusador punido conforme a lei.

Vídeos: Vídeo

Música "Nisso e Naquilo"

O objetivo da música “Nisso e naquilo” é facilitar a apresentação do tema para pais e professores porque, muitas vezes, os adultos não sabem como orientar as crianças sobre as diferentes formas de violência sexual. Com uso da ludicidade é possível protege-los desde muito pequenos.

Vídeos: Vídeo

Conheça a História da Campanha "Faça Bonito"

O dia 18 de Maio foi escolhido para lembrar o país do trágico caso da menina Araceli. Aos 8 anos, ela foi brutalmente assassinada no ano de 1973. Mas apenas em 2000, a Lei Federal 9.970 foi sancionada para que na data projetos de mobilização social fossem postos em prática para sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da violência sexual.

Vídeos: Vídeo
Vídeos: Vídeo

Campanha Faça Bonito 2020

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta e conscientiza a população sobre a gravidade da violência sexual na vida das crianças e dos jovens.

Vídeos: Vídeo

Campanha Faça Bonito 2020

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta e conscientiza a população sobre a gravidade da violência sexual na vida das crianças e dos jovens.

Vídeos: Vídeo
bottom of page